Como é o veleiro-cargueiro sustentável que leva 600 toneladas de café do Brasil para França
20/11/2024
Segundo a Docas de São Sebastião, companhia do Governo de SP que administra o porto da cidade, de onde saiu o navio a vela, essa é a primeira exportação de café brasileiro orgânico em um veleiro-cargueiro. Porto de São Sebastião (SP) faz embarque de café em veleiro cargueiro
João Mota/TV Vanguarda
O porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, teve um dia histórico nesta terça-feira (19). Isso porque a primeira exportação de café brasileiro orgânico em um veleiro-cargueiro saiu do local - o navio vai levar mais de 600 toneladas de café com destino ao porto de Le Havre, na França.
A operação teve início há uma semana, no dia 12 de novembro, quando equipes iniciaram o transporte da carga de café ao navio. Além das 600 toneladas de café, a embarcação leva 10 toneladas de cacau especial para uma indústria de chocolate da Europa.
É a primeira viagem do veleiro-cargueiro Artemis, que saiu diretamente do estaleiro onde foi fabricado, no Vietnã, para São Sebastião. Ele será empurrado pelo vento e pela energia eólica gerada pelo movimento das velas.
O veleiro conta com um conjunto de velas que ocupam um total de 3 mil metros quadrados de área. O mastro principal tem 65 metros de altura. A embarcação, que conta com oito tripulantes, é operada por joysticks, direto da cabine de comando. A viagem até a França deve levar 21 dias.
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Veleiro francês sustentável fará transporte de café no porto de São Sebastião (SP)
João Mota/TV Vanguarda
De acordo com a Companhia Docas de São Sebastião, vinculada ao Governo de São Paulo que administra o porto, a viagem é sustentável, justamente por conta da embarcação funcionar com a força do vento, sem emissão de carbono e poluição do oceano.
“O vento também gera energia eólica com o movimento das velas, e essa energia limpa é armazenada em baterias e alimenta toda a operação do navio, como painéis, equipamentos e iluminação. Apenas em casos extremos, quando não há vento suficiente, a embarcação utiliza motor a combustão. Já a carga de café é rastreada, o que permite aos compradores saber como foi o processo de plantio e colheita da carga."
Brasil envia 1º carregamento de café em um veleiro para a Europa
Café orgânico
O café embarcado no veleiro foi produzido na Fazenda Ambiental Fortaleza, localizada em Mococa, no interior de São Paulo.
A carga foi levada ao navio em cerca de 40 caminhões. A fazenda trabalha com uma média de 80 variedades de café orgânico.
São 14 sacas de café, cada uma distribuída em 700 pallets - totalizando 9.800 sacas.
Veleiro-cargueiro parte do Porto de São Sebastião (SP) levando 600 toneladas de café até a França
Argo Agency
Histórico
Em setembro deste ano, o Porto de São Sebastião fez a primeira operação de café para exportação depois de mais de 60 anos. Mais de oito mil toneladas de café produzidos em Minas Gerais e São Paulo foram embarcadas com destino a outro país da Europa - a Alemanha.
A última operação do setor cafeeiro feita no Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, havia ocorrido na década de 1960.
O Porto de São Sebastião é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), do Governo de São Paulo. O porto é público.
Porto de São Sebastião
Divulgação/Semil
No primeiro semestre deste ano, a movimentação de cargas no porto bateu recorde - ao todo, foram movimentadas 760 mil toneladas, 57% mais que no mesmo período de 2023.
De acordo com a Semil, os produtos mais importados no local são barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais.
Já os produtos mais exportados são açúcar, peças, máquinas e equipamentos, coque de petróleo, produtos siderúrgicos e cargas gerais.
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