Inmet e Defesa Civil fazem alerta para chuvas intensas e ventos fortes no Vale e região; veja a previsão
20/11/2024
Alertas contemplam ventos intensos e acumulado de chuva de até 50 milímetros por dia. Segundo o Inmet, a situação climática deve se estender para toda a região até quinta-feira (21). Já segundo a Defesa Civil, a Serra da Mantiqueira deve sentir os efeitos da mudança do tempo de maneira mais forte pelo menos até domingo (24). Imagem de arquivo - Chuva em Taubaté.
Reprodução/TV Vanguarda
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram um alerta para possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes para as cidades da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina.
Segundo o Inmet, o alerta vale para toda a região pelo menos até quinta-feira (21). Já segundo a Defesa Civil, a Serra da Mantiqueira deve sofrer os efeitos da mudança do tempo de maneira mais forte, com a chuva e a ventania perdurando até domingo (24).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A Defesa Civil estadual explicou que a mudança no tempo é motivada pela atuação de uma frente fria, que criará condições para temporais, seguidos por raios e rajadas de vento.
No período do alerta, há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
As cidades da região foram classificadas pelo instituto Inmet como amarelo no grau de risco. Esse é o menor grau na escala de gravidade. Veja:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
A recomendação também é que os motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra dica é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.
De acordo com a Defesa Civil, é necessário ter mais atenção às áreas vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, vento forte e granizo.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil - pelo número 199 - e o Corpo de Bombeiros - pelo 193.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina