Região mais violenta do interior de SP, Vale do Paraíba recebe 13 novos delegados
18/11/2024
Eles serão distribuídos nas delegacias da Polícia Civil de cinco seccionais da região. Deic e Deinter 1, em São José dos Campos
Pedro Melo/TV Vanguarda
Região mais violenta do interior de São Paulo, o Vale do Paraíba recebeu 13 novos delegados nesta segunda-feira (18). Além dos 13 novos delegados recém formados na Academia de Polícia, outros três também chegam ao Vale por meio de um remanejamento.
Os delegados serão distribuídos em cinco seccionais da região e vão atuar em plantões:
São José dos Campos
Taubaté
Guaratinguetá
Caraguatatuba
Jacareí
Os novos delegados foram anunciados em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (18) pelo comando da Polícia Civil do Vale do Paraíba, no Deinter de São José dos Campos.
Na região bragantina, apenas Bragança Paulista vai receber um delegado. Todos os novos policiais começam a trabalhar a partir de terça-feira (19).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, os 13 novos delegados da região fazem parte de um grupo de 304 profissionais formados neste mês pela Academia de Polícia (Acadepol) e que foram distribuídos para todo o estado.
O objetivo é que os novos delegados aprimorem o atendimento à população e o trabalho investigativo para combater a criminalidade no estado
“Para obterem o cargo de delegados, os nomeados passaram seis meses na Acadepol e tiveram aulas de inquérito policial e investigação - com atividades práticas de casos reais -, além de curso de armamento e tiro, conduta, defesa pessoal, gestão pública e outras”, informou a SSP.
Novos escrivães e investigadores
Em setembro deste ano, as delegacias do Vale do Paraíba receberam 234 novos policiais civis - 154 escrivães e 80 investigadores.
A Delegacia Seccional de Jacareí recebeu o maior reforço: 50 profissionais. São Sebastião (45), Guaratinguetá (39), São José dos Campos (37), Taubaté (34) e Cruzeiro (29) vêm em sequência.
Também houve reforço nas delegacias da região bragantina - 17 policiais em Bragança Paulista, 10 em Atibaia, 2 em Nazaré Paulista e Piracaia e um em Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis e Vargem.
234 novos policiais civis vão reforçar efetivo no Vale
Violência
O Vale do Paraíba é considerado a região mais violenta do interior de São Paulo. Foram registrados 235 assassinatos na região entre o início do ano e setembro.
Veja o número de mortes violentas por região do interior de SP em 2024:
Vale do Paraíba: 235
Ribeirão Preto: 174
Piracicaba: 166
Campinas: 155
Sorocaba: 155
Santos: 115
São José do Rio Preto: 82
Bauru: 86
Araçatuba: 62
Presidente Prudente: 58
Imagem de arquivo - violência
Marcello Zambrana/Agif/Estadão Conteúdo
Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de SP. Segundo a pasta, o Vale e região (incluindo Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) têm a maior taxa de homicídios do estado.
Em setembro, a taxa foi de 11,63 vítimas de homicídio a cada 100 mil habitantes. Em todo o estado, a taxa foi de 5,85, enquanto no interior foi de 6,89.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina